TÍTULO DO PROJETO

Andre Komatsu

ORGANIZAÇÃO

Jacopo Crivelli Visconti

COORDENAÇÃO EDITORIAL

  • Luiza Mello
  • Marisa S. Mello

DESIGN

Celso Longo

ASSITENTE DE DESIGN

Felipe Sabatini

REVISÃO

Duda Costa

TRADUÇÃO

John Normam

PRODUÇÃO GRÁFICA

Leandro Costa

TRATAMENTO DE IMAGENS

Perfecto

IMPRESSÃO

Ipsis

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O trabalho de Andre Komatsu mescla uma experiência do homem que percorre a cidade, recolhe suas ruínas e constrói a partir disso novas funções para aquilo que estava condenado ao esquecimento, lixo, entulho, ruínas. O resultado pode se dar em instalações, objetos ou delicados desenhos sobre pedaços de concreto. O livro Andre Komatsu segue uma disposição cronológica, os trabalhos selecionados são organizados por núcleos temáticos, com o intuito de evidenciar as relações conceituais entre trabalhos formalmente distantes ou, pelo contrário, as nuances e diferenças entre obras que abordam temas complementares. De fato, apesar de ter um “estilo” bastante reconhecível, a coerência do corpus de trabalhos de Andre Komatsu provém, em primeiro lugar, da sua matriz social. O discurso sobre o poder e sobre conflitos sociais mais ou menos latentes, constitui, de certa maneira, a verdadeira matéria prima das suas esculturas e instalações.

TÍTULO DO PROJETO

Carlos Vergara – Sudário

COORDENAÇÃO EDITORIAL

  • Luiza Mello
  • Marisa S. Mello

PROJETO GRÁFICO

Dínamo | Alexsandro Souza

TEXTOS

  • Carlos Vergara
  • Cora Rónai
  • Luiz Guilherme Vergara
  • Renaté Santini
  • Jessica Gogan

REVISÃO

Duda Costa

TRADUÇÃO

Alex Forman

IMPRESSÃO E
TRATAMENTO DE IMAGENS

Ipsis

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Carlos Vergara – Sudário é o registro do resultado da exposição de mesmo titulo, realizada em dois museus projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, MAC Niterói e Museu da República, em Brasília. A definição de Sudário é um pano que antigamente se usava para limpar o suor. O mais célebre é o Sudário de Turim – uma relíquia cristã que supostamente teria envolvido o corpo de Jesus Cristo. Utilizando uma técnica já presente em sua obra, a monotipia, Carlos Vergara imprime em lenços vestígios dos diversos territórios por onde passou ao longo de sua carreira. Desde a década de 1970 o artista realiza várias viagens, levando pigmentos naturais, lenços e tecidos que servem de suporte para as monotipias onde o artista capta algo denso e único. Neste livro estão reunidos diversos exemplos desse universo de trabalho, onde o artista torna visível partes sutis, espirituais e poéticas do real.

TÍTULO DO PROJETO

WMT

ARTISTA

Wagner Malta Tavares

COORDENAÇÃO EDITORIAL

Luiza Mello

PROJETO GRÁFICO

Dínamo | Alexsandro Souza

PRODUÇÃO

Luisa Hardman

TRATAMENTO DE IMAGEM

Estudio Matiz

REVISÃO DE TEXTO

Duda Costa

VERSÃO PARA INGLÊS

John Norman

GESTÃO DO PROJETO

Marisa S. Mello

ADMINISTRAÇÃO

Carolina Lima

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O livro WMT reúne um grupo significativo de obras do artista Wagner Malta Tavares produzidas entre 2000 e 2013 a esculturas, gravuras, vídeos, fotografias, instalações e objetos. O primeiro capítulo, com texto inédito de José Bento Ferreira, A dedicado a exposição Perfume de Princesa, realizada no Beco do Pinto, em 2013/2014. Fartamente ilustrada, a publicação conta com textos bilíngues do próprio artista e de Afonso Luz, Rodrigo Naves, Rafael Campos Rocha, Rodrigo Andrade e ainda uma conversa com Guy Amado.

TÍTULO DO PROJETO

ARTE BRA Eduardo Frota

COORDENAÇÃO EDITORIAL

  • Luiza Mello
  • Marisa Mello

DESIGN

Dínamo | Alexsandro Souza

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Luisa Hardman

TRATAMENTO DE IMAGEM

Trio Studio

REVISÃO

Duda Costa

VERSÃO

  • Isadora Gonçalves
  • Paul Webb
  • Rebecca Atkinson

PROJETO LEI ROUANET E
PRODUÇÃO [FORTALEZA/CE]

Luis Carlos Sabadia

TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA

Arlindo Hartz

REVISÃO DA TRANSCRIÇÃO

Julia Pombo

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Eduardo Frota é o sexto artista abordado pela coleção ARTE BRA, coordenada pela Automatica. A coleção recupera o conjunto dos trabalhos realizados por artistas contemporâneos atuantes, principalmente, a partir da década de 1980.

O texto crítico inédito foi elaborado por Marcelo Campos, que, ao longo de diversas conversas com Eduardo, traçou os caminhos percorridos pelo artista ao redor do país e as principais questões que sua obra suscita. Os textos reeditados foram escritos pelos críticos Moacir dos Anjos, Agnaldo Farias e Paulo Herkenhoff. O poeta e músico Ricardo Aleixo sintetiza o processo de criação de Eduardo, através dos carretéis, que dá título ao seu poema. No caderno do artista, são apresentados estudos para projetos ainda não realizados, com desenhos, avaliações técnicas e maquetes.

Na entrevista é possível ter um panorama mais geral sobre as principais proposições do artista ao longo do tempo, desde sua metodologia de trabalho e posicionamento no interior do campo artístico, como as experimentações formais e poéticas do artista. Por fim, a cronologia nos permite ter uma dimensão completa da trajetória de Eduardo Frota e nos ajuda a preencher as lacunas que ainda não haviam sido abordadas ao longo do livro.

TÍTULO DO PROJETO

ARTE BRA Livia Flores

COORDENAÇÃO EDITORIAL

  • Luiza Mello
  • Marisa Mello

DESIGN

Tecnopop | Alexsandro Souza

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Luisa Hardman

TRATAMENTO DE IMAGEM

  • Vijai Patchineelam
  • Luiza Baldan

REVISÃO

Duda Costa

VERSÃO

Paul Webb

TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA

Julia Pombo

FOTOGRAFIA

  • Beto Felício
  • Wilton Montenegro
  • Vicente de Mello (série Naúfrago)
  • Livia Flores

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A artista Livia Flores tem suas obras apresentadas no quinto lançamento da coleção ARTE BRA, que, desde 2007, documenta a obra de artistas contemporâneos brasileiros atuantes desde os anos 1980. Os volumes abordam com profundidade as obras selecionadas. São edições bilíngues, ricamente ilustradas, com texto crítico inédito, fortuna crítica, entrevista, cronologia e referências bibliográficas.Com linguagem dinâmica e textos de Tania Rivera, Glória Ferreira, Adolfo Montejo Navas, Ricardo Basbaum e Fernando Gerheim, ARTE BRA – Livia Flores disponibiliza um rico material de referência para profissionais, estudantes e leitores que desejam conhecer e se aprofundar nesse campo da produção contemporânea.

Livia Flores nasceu no Rio de Janeiro, em 1959, e iniciou sua produção artística no início dos anos 1980. É graduada em Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e estudou artes na Academia de Düsseldorf, na Alemanha, entre 1984 e 1993. É mestre em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ) e doutora em Linguagens Visuais (EBA/UFRJ). Atualmente, leciona na Escola de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFRJ).  Transita entre meios e linguagens diversos como o desenho, a escultura e a instalação, muitas vezes fazendo uso de filmes ou vídeos.

TÍTULO DO PROJETO

Antonio Dias

PRODUÇÃO EDITORIAL

  • Marisa S. Mello
  • Luiza Mello

DESIGN GRÁFICO

  • Rara Dias
  • Paula Delecave
  • Ana Carneiro

FOTOGRAFIAS

  • Vicente de Mello
  • Amalia Violi
  • Gabi Carrera
  • Daniel Mansur
  • Bernhard Schaub

VERSÃO PARA O INGLÊS

Peter Lenny

REVISÃO DE TEXTOS

Duda Costa

IMPRESSÃO

Ipsis GRÁFICA

O livro Antonio Dias apresenta trabalhos desenvolvidos pelo artista nas décadas de 1980 e 1990. Com texto inédito de Elisa Byington e projeto gráfico de Rara Dias, Paula Delacave e Ana Carneiro, o livro apresenta 58 imagens de obras pouco conhecidas do artista. Segundo Elisa Byington: “Os trabalhos aqui apresentados formam um conjunto singular na obra de Antonio Dias. Surgiram como testes, experiências plásticas, jogos irreverentes e perguntas feitas pelo artista a si mesmo na intimidade do ATELIÊ (…). São trabalhos que nasceram sem compromisso com o resultado final e poderiam jamais ter chegado a nós. Pertencem ao processo de criação e, como tal, são dotados de certa materialidade instável, algo a meio caminho entre a mente do artista e a contemplação do espectador, como um vetor, suspenso neste Espaço-tempo indeterminado, de onde poderiam ter desaparecido sem deixar rastro”.

TÍTULO DO PROJETO

Papel

ARTISTA

Carlos Vergara

PROJETO GRÁFICO

  • Rara Dias
  • Paula Delecave
  • Ana Carolina Carneiro

TEXTOS

  • Felipe Scovino
  • Juliana Rego Ripoli

REVISÃO

  • Rosalina Gouveia
  • Ágata Neves
  • Flora Bonatto

VERSÃO E TRADUÇÃO

  • Rebecca Atkinson
  • Suzanne Browne

FOTOGRAFIAS

  • Rafael Coelho
  • David Zing
  • Ivan Cardoso
  • Carlos Vergara

Arquivo ATELIÊ Carlos Vergara

Walter Carvalho

PRODUÇÃO GRÁFICA

  • Contafio |
  • Aldir Mendes de Souza Filho

IMPRESSÃO

Ipsis

ATELIÊ CARLOS VERGARA
COORDENAÇÃO

João Vergara

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Alice Souto

ASSISTENTES DO ARTISTA

  • Daniel Sobral
  • Stefanie Ferraz

ADMINISTRAção – LEIS DE INCENTIVO

Mariana Sobreira – Singularte

AGRADECIMENTOS

  • Armando Klabin
  • Wolff Klabin
  • Alvaro Piquet
  • Eduardo Coimbra
  • Suzy Muniz
  • Toz
  • Vera Alencar
  • Denise Grinspum
  • Paulo Sá
  • Geraldo Soares Muniz
  • Rafael Busto
  • Alessandro Sales
  • Inós Vergara
  • Fernanda Scalzo
  • Rafael Coelho
  • Henrique Lott

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O livro Carlos Vergara retrata a relação do artista com o papel, que em seus trabalhos serve como fundo, protagonista e embalagem, desde a década de 1960 até os dias atuais. O livro, amplamente ilustrado, contém um texto de Felipe Scovino, sobre os objetos escultóricos em aço corten apresentados pelo artista no Museu do Açude, no Rio de Janeiro, em 2013. Para Felipe, as esculturas em aço corten “transbordam” pintura, pois estão diretamente associadas a um pensamento bidimensional. E um ensaio de Juliana Rego Ripoli, que aborda o processo artístico de Vergara, desde a criação conceitual aos resultados, sem buscar um percurso linear, enfatizando o complexo de simbologias e significações que compõem o trabalho do artista, que estão para além do campo artístico e se aproximam da vida. Segue encartado ao livro um múltiplo do artista, em papel, para montagem de um objeto escultórico nos moldes das esculturas apresentadas no Museu do Açude. “Três folhas de papel craft, duas lisas e uma ondulada, produzem papel” o corrugado. Quase madeira. Com esse material trabalho a vida inteira, como base, como fundo, como protagonista, como embalagem. (a) Três planos, dois encaixes e está em pé uma imagem criando um lugar. Imagens, no dizer de Manoel de Barros, são palavras que nos faltaram.” Carlos Vergara

TÍTULO DO PROJETO

  • Festival Performance
  • Arte Brasil

ORGANIZAÇÃO

Daniela Labra

COORDENAÇÃO EDITORIAL

Mariana Schincariol de Mello

DESIGN GRÁFICO

  • Clara Meliande
  • Rafael Alves

ASSISTENTE EDITORIAL

Julia Pombo

FOTOGRAFIA

  • Julio Callado
  • Camila Goulart

REVISÃO DE TEXTO

Duda Costa

GESTÃO DO PROJETO

Marisa S. Mello

O Festival Performance Arte Brasil foi um encontro nacional de artistas, curadores e pesquisadores da arte da performance, voltado para a discussão de seus desdobramentos estéticos no campo das artes visuais. O evento ofereceu em sua programação ações ao vivo, palestras, vídeos, filmes de artistas e videoinstalações. O catálogo além de ser um registo fotográfico e audiovisual do Festival, é uma importante contribuição teórica para o meio artístico e interessados em geral. Como textos de Daniela Labra, Bia Medeiros e Corpos Informáticos, Daniela Mattos, Lucio Agra, Marcos Gallon, Orlando Maneschy, Paulo Bruscky, Paulo Reis, Regina Melim, Solon Ribeiro e Yuri Firmeza.

TÍTULO DO PROJETO

Angelo Venosa

ARTISTA

Angelo Venosa

CURADORIA

Ligia Canongia

COORDENAÇÃO EDITORIAL

  • Luiza Mello
  • Marisa S. Mello

DESIGN

  • Danowski Design
  • Sula Danowski
  • Carolina Müller Machado
  • Nathalia Lepsch

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O catálogo eletrônico Angelo Venosa apresenta texto da curadora Ligia Canongia e imagens das exposições montadas nas cidades do Rio de janeiro (MAM), São Paulo (Pinacoteca), Recife (MAMAM) e Belo Horizonte, entre os anos de 2012 e 2014. A mostra é a maior exposição individual do artista realizada até hoje, em seus 30 anos de carreira.

TÍTULO DO PROJETO

Relivro

ARTISTA

Lenora de Barros

COORDENAÇÃO EDITORIAL

  • Lenora de Barros
  • Luiza Mello

DESIGN GRÁFICO E ARTE

Renaté Zincone

PRODUÇÃO

Mariana Schincariol de Mello

REVISÃO E PADRONIZAÇÃO DE TEXTO

Duda Costa

VERSÃO PORTUGUÊS – INGLÊS

Paul Webb

TRATAMENTO DE IMAGEM E FINALIZAÇÃO

Retrato Falado

GESTÃO DO PROJETO

Marisa S. Mello

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Livro publicado a partir da exposição REVÍDEO, da artista Lenora de Barros, no Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro em 2010. Exposição que reuniu pela primeira vez todas as videoperformances da artista paulistana. A mostra teve caráter retrospectivo, abrangendo um arco temporal de mais de 25 anos, com trabalhos feitos desde 1984. E o livro se caracteriza por estar entre um catálogo e o que pode ser chamado de livro de artista, com fotos da mostra, textos poéticos de Lenora e textos críticos, apresenta, também, biografia da artista e registro de outros trabalhos.

TÍTULO DO PROJETO

Para o silêncio das plantas

ARTISTA

João Modé

COORDENAÇÃO EDITORIAL

João Modé

TEXTO

Alexandre Sé

FOTOGRAFIA

  • João Modé
  • Wilton Montenegro
  • Simone Marinho
  • Roberto Traplev

REVISÃO

Duda Costa

VERSÃO PORTUGUÊS – INGLÊS

Paul Webb

TRATAMENTO DE IMAGEM

Trio Studio

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Livro publicado a partir da exposição Para o silêncio das plantas, do artista João Modé, nas Cavalariças do Parque Lage, Rio de Janeiro em 2011.

A exposição foi uma intervenção concebida especialmente para o Parque Lage. O trabalho ocupou desde o portão de entrada, atravessou o Espaço das Cavalariças e estendeu-se até a floresta.

O livro foi todo organizado pelo próprio Modé, e, se caracteriza por estar entre um catálogo e o que pode ser chamado de livro de artista, com fotografias que não se limitam a um registro de exposição, mas tem caráter autoral e foram feitas em parceira com Wilton Montenegro.