Ação Educativa Eu Vivo Cinema Panamericano
13/07/2007 — 26/07/2007
Tenda da Vivo,
Praia de Ipanema, RJ
Durante o mês de julho de 2007, a Tenda da Vivo na Praia de Ipanema, Rio de Janeiro, foi palco da Ação Educativa Eu Vivo Cinema Panamericano. A Ação Educativa foi um evento voltado para atividades relacionadas ao tema da diversidade cultural nas Américas. Seu objetivo foi o de promover a reflexão sobre as diferenças entre os povos americanos por ocasião dos Jogos Panamericanos realizados no Rio de Janeiro em 2007. Por meio de três atividades diferenciadas – Cinemateca, Contação de História e Oficina de Música –, os grupos de visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com os hábitos de diferentes culturas visando a ampliação crítica da sua própria relação com o mundo contemporâneo.
Na Cinemateca foi exibido o filme do pernambucano Halder Gomes, “O Astista contra o Caba do Mal”. A atividade explorou o grande alcance da linguagem áudio-visual entre os jovens, relacionando o tema da diversidade cultural ao filme assistido. A atividade de Contação de Histórias contou com a obra “Macunaíma” como ponto de partida e inspiração. A história de Mário de Andrade é propícia para abordar, através dos vários lugares percorridos por Macunaíma, dentro e fora do país, diferentes culturas, como também é oportuna para falar sobre a essência dessa diversidade que é a necessidade do diferente, do outro. A Oficina de Música propôs um trabalho focado em ritmos brasileiros e do continente americano, como cantos indígenas brasileiros, o reggae jamaicano, a soul music americana, e as origens africanas dos brasileiros samba de roda e capoeira.
Entre os grupos que participaram do evento estavam crianças, jovens, adultos e idosos. Estiveram presentes nas atividades alunos da Vila Olímpica da Mangueira, comunidade do Morro dos Prazeres, CEASM, CUFAs Pedra do Sapo, Cidade de Deus e Acari, Meninos de luz, Projeto social CIEE, Rede Jovem, Comunitas, Funcionários Vivo e seus filhos, Viva Rio, Idosos Casa Bibi Franklin Leal, Casa Dercy Gonçalves e Nova Geração Estácio de Sá.
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558