PROJETOS SELECIONADOS    PROJETOS SELECIONADOS    PROJETOS SELECIONADOS    PROJETOS SELECIONADOS  
EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ   EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ  
Línguas africanas que fazem o Brasil
09/09/2025 — 14/12/2025Palácio Anchieta
Centro, Vitória, ES


A exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, com curadoria de Tiganá Santana, investiga a presença das línguas e culturas africanas na formação da língua portuguesa no país. Instalações sonoras, símbolos Adinkra, produções audiovisuais e obras de artistas brasileiros revelam as heranças afrodiaspóricas na oralidade, escrita e artes. Nesta edição, a mostra destaca também a produção capixaba, com trabalhos de Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz. Realizada pelo Museu Vale em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e produção pela Automatica.
Ficha técnica
EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ   EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ    EM CARTAZ  
Brasil: Arte Popular
22/08/2025 — 23/11/2025 Farol Santander 
São Paulo, SP


 A exposição ocupa dois andares do Farol Santander São Paulo com mais de 400 obras, entre esculturas, cerâmicas, máscaras e vestimentas que revelam a inventividade e a força simbólica da criação popular. Com 21 estados representados, a mostra apresenta mestres como Nino, Zé do Chalé e Mestre Cunha, além de nomes fundamentais como Mestre Vitalino, Ana das Carrancas e Conceição dos Bugres. A curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza convida o público a circular entre obras, sons e ritmos que nos conectam às nossas origens.
Ficha técnica
Quem tem medo de Bicho Pau?
09/05/2025 — 19/08/2025 Parque Cultural Casa do Governador, Vila Velha, ES


Um universo de esculturas em madeira, feitas por Hiorlando, estiveram na exposição Quem tem medo de bicho pau? O artista, natural de Água Doce do Maranhão, é ampliado em sua poética e memória dentro da mostra inaugurada na Galeria Gabinete no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A exposição foi apresentada em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão.
Ficha técnica
Ocupação Milton Santos
Bela Maré
10/05/2025 — 08/08/2025 Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro, RJ


A Ocupação Milton Santos chega ao Galpão Bela Maré em parceria com o Itaú Cultural, após sua primeira edição em São Paulo. A mostra propõe diálogos entre o pensamento do geógrafo e a produção de artistas e organizações sociais e culturais, abordando sua trajetória como intelectual negro, sua filosofia do espaço e a crença em futuros populares. Com curadoria de Ana V. Lopes, Gleyce Heitor e Osmar Paulino,  ancorada no território da Maré, a exposição entrelaça arquivos, arte contemporânea e engajamento comunitário.
Ficha técnica
Encruzilhas da Arte Afro-Brasileira
16/11/2024 — 17/02/2025
Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, RJ


Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira reúne trabalhos de 62 artistas de diversas regiões do país. Com coordenação geral e produção de Tatu Cultural e produção local da Automatica, a exposição é um desdobramento do Projeto Afro, em desenvolvimento desde 2016 e lançado em 2020, que hoje reúne cerca de 330 artistas catalogados na plataforma. São nomes que abarcam um vasto período da produção artística no Brasil, do século 19 até os contemporâneos nascidos nos anos 2000.
Ficha técnica
Luiz Zerbini - Paisagens Ruminadas
19/06/2024 — 02/09/2024
Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, RJ


Nesta retrospectiva, sob a curadoria de Clarissa Diniz, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar no universo peculiar e instigante do artista e imergir no processo criativo de Zerbini, que descreve sua arte como uma jornada de ruminação, em que paisagens, sonhos e memórias são triturados e reconfigurados de forma involuntária. Com 140 obras, algumas delas nunca exibidas, divididas em cinco núcleos temáticos, os visitantes serão conduzidos por uma viagem visual que perpassa as constantes reelaborações paisagísticas do artista ao longo de sua carreira.A mostra, co-produzida com Ateliê Luiz Zerbini, Mourart e Automatica, destaca a centralidade da paisagem na prática artística de Zerbini, que transcende os limites da pintura para se manifestar em múltiplas linguagens e experimentações. Sua produção artística revela-se como um verdadeiro mosaico de formas, cores, padrões e narrativas, refletindo não apenas a visão do artista, mas também sua inquietude e sensibilidade diante do mundo.
Ficha técnica
Catálogo
Conversa 
––––
Auto
mati
ca
––––
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558

Email