Desmedidas
14/12/2016 — 03/02/2017
Galeria BNDES, Rio de Janeiro, RJ
Concebida especialmente para a Galeria do Espaço Cultural BNDES, em um prédio que é considerado um dos marcos da arquitetura carioca da segunda metade do século 20, Desmedidas tem curadoria de Felipe Scovino e traz obras de Amalia Giacomini, Eduardo Coimbra e Artur Lescher. A partir da relação do curador e dos artistas com o espaço, uma paisagem é inventada, um lugar é revelado, uma realidade surge.
A relação entre a urbanidade do prédio do Banco, estrutura vertical que conquista e ocupa seu espaço no Centro da cidade, e a falta de conexão da galeria com a paisagem e seu entorno – mesmo sendo parte integrante dele – , foram o ponto de partida para a concepção da exposição. A partir dessas duas questões centrais – arquitetura e paisagem – que se articulam decisivamente com a arte contemporânea, os três artistas criaram a ideia de uma paisagem inventada ou a aparição de um lugar, explica Scovino. De alguma forma, como arquitetos sem precisão, eles trazem uma paisagem desmedida para dentro do cubo branco, o espaço sagrado da galeria.
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558