Entre-Temps, uma década de videoarte francesa na coleção do Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris/ARC
22/09/2009
— 01/11/2009
Centro Cultural Oi Futuro, Rio de Janeiro, RJ
Entre-temps – uma década de videoarte francesa na coleção do Musé d’Art Moderne de la Ville de Paris\ARC reuniu 21 trabalhos em vídeos, filmes e slideshows de 17 artistas franceses ou radicados na França, cuja produção marcou profundamente a última década, trazendo discussões fundamentais para a arte contemporânea. Entre-temps integrou o Ano da França no Brasil.
A mostra esteve em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som e no Paço das Artes. A exposição aglutina artistas nascidos entre os anos 1950 e 80, que influenciaram decisivamente a videoarte internacional.
Entre-temps – Uma década de videoarte francesa na coleção do Musée d’Art moderne de la Ville de Paris/ARC explora as possibilidades do vídeo como suporte artístico, e afirma a aproximação entre as artes visuais e o cinema. Os trabalhos dialogam com a experimentação de linguagens e outros campos do conhecimento, como a ciência, a filosofia, e exploram novas mídias e tecnologias.
A mostra abrange uma produção diversificada, que discute desde questões políticas e de território a visões subjetivas sobre temas como tempo e espaço, território, dramas públicos e pessoais.
Apesar da produção extremamente autoral de cada um dos artistas, eles têm em comum “uma forma de ambiguidade histórica: o início dos anos 1990 é marcado pela instabilidade”, observam os curadores. “Todos experimentam as referências formais dominantes que perdem o fôlego no fim dos anos 1980, e, do mesmo jeito, todos atravessam um contexto socioeconômico ambíguo e instável”. Os curadores destacam ainda que “entre uma necessidade de forte renovação – a maioria é de ‘filhos de 68’ – e um clima caracterizado pela precariedade constante, esses artistas conhecem, por meio de suas experiências, tensões similares”.
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558