Daniel Blaufuks - Hoje é Sempre Ontem
06/05/2011 — 21/08/2011
Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, RJ
Realizada no MAM do Rio de Janeiro, a exposição Hoje é Sempre Ontem, do artista português Daniel Blaufuks, retratou de forma autoral a questão da memória do espaço tanto público como privado. Em duas projeções, foram expostas fotografias feitas em sua visita à cidade, mesclando o olhar de fotógrafo exigente ao do viajante disponível. Por ser um ponto de vista estrangeiro, o próprio artista, apesar de já ter vindo ao Rio algumas vezes, procurou abordar o espaço urbano de forma subjetiva, de modo que essa leitura particular da “cidade maravilhosa” provocasse no espectador carioca sentimentos e percepções antes não explorados.
Os fotogramas projetados formavam uma espécie de filme, pois o artista fez questão de criar uma coesão entre os mesmos. Ocupando duas salas do museu, essa única instalação é também um reflexo de outros trabalhos do artista em que a memória e a realidade são temas centrais.
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558