João Modé - Para o silêncio das plantas
17/12/2011 — 01/04/2012
Cavalariças – Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ
A exposição propôs uma intervenção, concebida pelo artista João Modé, especialmente para o Parque Lage. O trabalho ocupa desde o portão de entrada, atravessa o espaço das Cavalariças e estende-se até a floresta.
Na floresta, caminhos construídos acima do nível do solo dão acesso à diversos pontos, onde estão instalados alto-falantes, reproduzindo músicas e sons diversos (alguns relacionados diretamente à natureza e outros totalmente fora deste contexto).
O espaço interno do prédio das Cavalariças serve como um espaço de meditação, de passagem, de interseção entre a rua e a floresta onde o trabalho se desenvolve. Este espaço é ocupado pelo controle do som, alguns instrumentos musicais para que músicos e pessoas em geral possam tocar, e também alguma documentação do processo como: desenhos, gravações, fotografias e um caderno com a relação das músicas de cada dia.
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558