Residência Artística Belojardim — Camila Sposati
2023
Camila Sposati
A publicação, com textos e imagens, registra a memória do Ciclo de Exposições Artísticas e Residência Belojardim, programa que teve início em 2017 no município localizado a 180 km de Recife. A terceira artista convidada da edição de 2019-2021 é Camila Sposati (São Paulo, 1972). Com curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli e produção da Automatica, o projeto busca desenvolver a longo prazo na região do agreste pernambucano a proposta de incentivar discussões em torno do significado sociocultural do termo Nordeste e do legado da arte dessa região nos dias de hoje, através de projetos de artistas especialmente comissionados para o contexto local. Esta edição, primeira realizada em formato híbrido contou com exposição coletiva de Sposati e mais catorze artistas: ALL Souza, Angelik, Déborah Monteiro, Elaine Lima, Gledson Lamartine, Heligeison Feitosa, Jacy Lima, Jurandex, Maéve Oliveira, Marilia Azevedo, PRKILLA, Rodrigo Valença, Soraya Feitoza e Thalyta Monteiro. Com base no Teatro Legislativo de Augusto Boal (1996), Corpos de Phonosophia propunha a conexão do corpo pessoal com o social. O foco de interesse do projeto era explorar a relação das peças criadas com os corpos-sujeitos que as criam, a fim de investigar seu potencial como mediadoras entre as diferentes subjetividades e o mundo. As obras produzidas no projeto foram compartilhadas com o público por meio de uma exposição digital criada em parceria com o artista Rudá Cabral.
Ficha técnica
Catálogo
Relicto
2022
Fernando Limberger
Apresentando ensaios de Guilherme Wisnik, Ricardo José Francischetti Garcia e Marcelo Zocchio, o livro “Relicto” apresenta em textos e imagens a exposição homônima de Fernando Limberger realizada entre 2020 e 2021 na Casa da Imagem e no Beco do Pinto, São Paulo. Em um exercício arqueológico que proporciona o encontro do espectador com “relictos”, elementos remanescentes que resistiram a um processo de transformação ambiental, o artista tensiona a relação entre o crescimento urbano e o apagamento da história da cidade, destacando na paisagem vestígios que testemunham a permanência de um tempo anterior à configuração urbana atual de São Paulo.
Ficha técnica
Raul Mourão — Volume 3
2022
Raul Mourão
Volume 3 é a terceira edição do livro-revista de Raul Mourão. Organizada em capítulos que apresentam os principais registros do percurso expositivo do artista entre 2018 e 2022, a publicação conta com textos críticos que estabelecem um panorama sobre sua produção em diálogo com questões estéticas, sociais e políticas.
Dando sequência às edições anteriores, o Volume 3 reúne de forma multifacetada registros de esculturas, pinturas, desenhos, fotos e frames de vídeos que compuseram as principais exposições integradas pelo artista nos últimos cinco anos. As imagens acompanham textos assinados por Noemi Jaffe, Bernardo Oliveira, Eucanaã Ferraz, Guilherme Wisnik, Isabel Sanson Portela, Lilia Moritz Schwartz, Tânia Rivera, Laura Lima, Fernanda Lopes e Gustavo Prado.
Esta edição, que tem entre seus colaboradores Fred Coelho, Camila Bechelany, João Bandeira e Felipe Scovino, conta também com uma entrevista de Lenora de Barros sobre sua formação e atuação enquanto artista visual e poeta, além de um ensaio de Laura Lima e Tania Rivera sobre a obra “Balé Literal”.
Compre aqui
Ficha técnica
Arte, Cidade e Patrimônio: Futuro e memória nas poéticas contemporâneas
2021
Adriana Nakamuta
O livro acompanha o catálogo de imagens da exposição de mesmo nome, realizada no Oi Futuro Rio de Janeiro entre 25 de maio e 25 de julho de 2021. Com obras inéditas, em diversos formatos, suportes e linguagens, a coletiva apresentou uma contribuição ao debate do papel da arte na construção da memória e na relação com o território da cidade, no campo sensível, afetivo e material.
As mais de vinte fotografias presentes, tanto em caderno especial, quanto ao longo do livro, registram a memória fotográfica do projeto. Os artigos, resultados de pesquisas e reflexões interdisciplinares, consideram as cidades de maneira plena, na totalidade de seus aspectos culturais, artísticos, nas diferentes ações, histórias, disputas e conflitos que as configuram. Isso nos ajuda a pensar a cidade como a soma de territórios construídos a partir de projetos e, também, da necessidade de sociabilidades e sobrevivência, resultando num bem cultural coletivo ao qual se pode atribuir valores de patrimônio.
Um convite à reflexão sobre as cidades e o patrimônio cultural brasileiro, motivados pela realização de uma exposição que tem como premissa o transbordamento dos conceitos de futuro e memória por meio da arte contemporânea. É nesta perspectiva, da cidade como patrimônio cultural, que autores e autoras dividem suas experiências de pesquisa com os leitores, apresentando neste livro a complexidade do tema das cidades e do patrimônio na contemporaneidade.
Compre aqui
Download PDFFicha técnica
Moinho Fluminense: Memória
2021
O livro Moinho Fluminense – Memória apresenta, em primeiro lugar, a história da região do porto e Gamboa, desde o século XVI até os dias de hoje. Com textos de Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, Eliane Canedo, Maria Pace e Piedade Grinberg; e um ensaio fotográfico de Mauricio Hora, apresentam o prédio, seus arredores e as histórias das pessoas que atuaram na sua origem. A publicação reúne histórias acontecidas durante as atividades do Moinho e a descrição da evolução arquitetural da edificação. Esta reunião busca apontar a importância do Moinho Fluminense no âmbito cultural e na história arquitetônica e urbana do Rio de Janeiro. O projeto foi premiado com bronze no Latin American Design Awards 2022.
Ficha técnica
Versão online
ARTE BRA Eleonora Fabião
2021
Eleonora Fabião
ARTE BRA Eleonora Fabião é um diário de bordo sobre o encontro com a artista, sua obra e o movimento que ela provoca. Através da tríade performar-escrever-ensinar, Eleonora articula teoria e prática, criando ações que transformam corpo e mundo. Seu livro Ações/Actions circula sob a lógica da economia da dádiva e, pela primeira vez, ganha versão digital na plataforma Coleção ARTE BRA. Com reflexões de Galciani Neves, Paulo Miyada e Pablo Assumpção, o projeto reúne textos e entrevistas que expandem sua potência criativa e política. Afinal, como diz Eleonora: “Só faz sentido se for coletivo.”
Ficha técnica
Versão online
ARTE BRA Tatiana Altberg
2021
Tatiana Altberg
ARTE BRA Tatiana Altberg é o décimo segundo volume da coleção e mergulha na trajetória da artista visual, cuja pesquisa transita entre fotografia, design e educação. O livro apresenta textos inéditos de Laura Erber e Raquel Tamaio, além de uma cronologia que percorre seus projetos, como Mão na Lata e A Maré de Casa. A publicação resulta de um processo coletivo, reunindo vozes que refletem sobre sua prática e experimentações mais recentes. Tatiana cria encontros entre imagens, palavras e pessoas, expandindo o papel da arte como ferramenta de transformação.
Ficha técnica
Versão online
Bug: narrativas interativas e imersivas
2019
André Paz
Sandra Gaudenzi
O livro Bug: narrativas interativas e imersivas é uma realização do laboratório Bug404 em parceira com a Automatica Edições e coedição da Letra Imagem, com o incentivo da Secretaria Municipal de Cultura e do Oi Futuro.
Organizado por André Paz (UNIRIO/PPGMC(UFRJ)) e Sandra Gaudenzi (University of Westminster), é o primeiro livro brasileiro em formato bilíngue que propõe a apresentação de uma visão panorâmica do campo, englobando os cenários internacional e nacional das narrativas interativas e imersivas. Trata-se de pesquisadores, produtores e artistas postos em diálogo através de textos e entrevistas que discutem produções em formatos de webdocumentário, documentários interativos, vídeos 360, realidade virtual, realidade aumentada, transmídia e mapa sonoro.
A publicação é um dos produtos da Mostra Bug, realizada no Centro Cultural Oi Futuro entre agosto e setembro de 2018, com curadoria de André Paz, Julia Salles e Arnau Gifreu-Castells e produção da Automatica. O capítulo 4 compreende o catálogo das obras que compuseram a exposição.
Ficha técnica
Como se faz um clássico da literatura brasileira?
2019
Marisa S. Mello
O livro aborda o processo histórico de consagração literária de Erico Verissimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz, a partir de suas posições no campo intelectual, desde suas formações e estreias literárias, na década de 1930, passando por suas inserções profissionais, até os dias atuais, quando seus livros se encontram consolidados enquanto clássicos da literatura brasileira e a internet vem modificar a organização da indústria editorial. A autora privilegia a análise das instâncias de consagração próprias ao campo literário, como as editoras, os prêmios literários, a Academia Brasileira de Letras, a crítica, entre outras. Trata-se de buscar uma especificidade em cada trajetória e situação, e ao mesmo tempo reconstituir as formas de funcionamento coletivo do movimento literário brasileiro ao longo do século XX e na primeira década de século XXI.
Compre aqui
Ficha técnica
Raul Mourão — Volume 2
2019
Raul Mourão
Volume 2 é a segunda edição do livro-revista do artista Raul Mourão. Organizada em capítulos que abordam leituras, tópicos e escritas diversas; a publicação estabelece diálogos entre diferentes linguagens da arte contemporânea brasileira e mundial, tais como o cinema e a música.
Adotando a mesma disposição multifacetada do Volume 1, o livro reúne esculturas, pinturas, desenhos, fotos e frames de vídeos, que se misturam a textos críticos, textos do blog do artista (“BROG do Raul”) e entrevistas.
A lista de autores e colaboradores é composta por Fernanda Lopes, Eucanaã Ferraz, Cauê Alves, Luisa Duarte, Isabel Diegues, Vicente de Mello, Felipe Scovino, Daniel Senise, Arto Lindsay, Maria do Carmo Pontes, Guilherme Gutman, Frederico Coelho, Daniel Blaufuks, Marcos Chaves, Lenora de Barros, Daniel Senise, Emmanuel Nassar, Greg Caz, Gustavo Prado, Audrey Furlaneto, Paulo Sergio Duarte, Luiz Camillo Osório e o próprio Raul.
Mourão planeja uma sequência para o projeto, com os títulos Volume 3, Volume 4 e assim sucessivamente.
Volume 2 torna-se possível através de financiamento coletivo e coordenação editorial da Automatica Edições.
Compre aqui
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558