Residência Artística Setor Público 2018 - 2019
Janeiro/2018 — Julho/2019
Secretaria Municipal de Educação (Rio de Janeiro) /
Secretaria de Estado de Segurança – Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção (Rio de Janeiro)
RASP é uma residência que prevê a imersão de artistas visuais em órgãos públicos brasileiros, para construir processos e/ou objetos em colaboração com os funcionários dessas instituições.
Seus objetivos são: Identificar e promover caminhos para que as artes possam colaborar com o serviço público, na perspectiva de chamar atenção para seu valor e importância e, com isso, trazer um novo significado sobre este tema para a sociedade; Estabelecer diálogos entre artistas, projetos e pessoas nos órgãos públicos através de um processo aberto; Criar projetos com engajamento social; Criar projetos que proponham relações com grupos de funcionários dos órgãos públicos e que afetem de alguma forma a dinâmica de trabalho e seu cotidiano.
Em sua primeira edição [2018-2019], RASP convidou dois artistas para trabalharem em órgãos públicos parceiros do Instituto República no Rio de Janeiro. CADU trabalhou com a Secretaria Municipal de Educação e Tatiana Altberg Secretaria de Estado de Segurança – Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção.
Confira mais sobre os processos de CADU e Tatiana Altberg.
Ficha técnica
Processos CADU
Processos Tatiana Altberg
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558