Restraint – Práticas artísticas com novas mídias no Peru e no Brasil
18/11/2010 — 16/01/2011
SESC Pinheiros,
São Paulo, SP
O projeto Restraint foi uma coprodução da Automatica com a produtora canadense Group Molior. O objetivo do projeto foi investigar o que há em comum entre os contextos artísticos brasileiros e peruanos e, por meio da conjuntura de seus aspectos culturais, sociais e políticos, analisar a produção de arte contemporânea.
O foco da exposição foi a virtualidade e a utilização de novas tecnologias de multimídia aplicadas a experimentações e práticas performáticas. Por essa razão, foi reunida uma nova geração de artistas que incorporaram esses novos artifícios e que estão diretamente envolvidos nessa nova dinâmica de fazer arte, marcada pela desordem da globalização e pelo engajamento político. Nesse caso, a escolha por novas mídias seria uma forma de autoafirmação e resistência desses artistas aos estereótipos e ao fato de que eles continuam, em grande parte, inacessíveis, mas inseridos em um cenário cultural de vertiginoso crescimento.
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558