Tatiana Altberg – Quem eu acordei hoje?
2019
Tatiana Altberg
À convite da Residência Artística Setor Público, a artista Tatiana Altberg trabalhou com a equipe da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança.
Altberg participou de reuniões, grupos de trabalho, palestras e grupos de estudos, formados pelos 33 servidores; policiais militares, policiais civis e profissionais de diversas áreas, como psicólogos, sociólogos, entre outros. Acompanhou o dia a dia da equipe, se aproximando para conhecer os projetos e as pessoas que os executavam.
Tatiana percebeu que o momento de maior abertura e disponibilidade das servidoras era o almoço em uma sala de convivência. Ela entendeu que almoçar com a equipe era parte do processo de trabalho. Nesses encontros surgiam conversas interessantes e reveladoras das dinâmicas internas. Depois do almoço, sempre alguém ficava um pouco mais e contava sua história, ou histórias da própria Secretaria.
Para viabilizar a participação da equipe, cuja rotina era um tanto atribulada, criou um dispositivo em forma de jogo. Periodicamente deixava envelopes nas mesas de cada um com proposições para serem respondidas.
Tatiana montou um laboratório de revelação de fotografia pinhole dentro da Secretaria que ficou ativo durante todo o tempo da residência.
As respostas das proposições, em forma de texto e imagem, eram colocadas nas paredes da sala de convivência. Dessa maneira construiu-se, gradativamente, ao longo do ano, uma espécie de constelação de histórias e imagens das singularidades formadas pela equipe.
Além da sala-processo com a exposição do que foi construído durante a residência Tatiana
editou o livro “Quem eu acordei hoje?” constituído pelos textos e imagens pinhole produzidos pelos servidores da Secretaria. Junto aos textos e imagens feitos pelos participantes do jogo estabelecido por Altberg, o livro é composto de fragmentos escritos pela artista do que viu, ouviu, ou lhe contaram, e de cenas que viu em seu percurso até a Secretaria, durante o ano que a frequentou.
Compre aqui
Ficha técnica
A Automatica é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, trabalhando na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de exposições, programas educacionais, publicações e outras atividades relacionadas à produção artística. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores de arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e desenvolve projetos para leis de incentivo nas três esferas da administração pública.
Rua Gal. Dionísio, 53
Rio de Janeiro, Brasil
+55 21 3283 1558