Festival Performance Arte Brasil
Coleção ARTE BRA CRÍTICA
Pinturas Recentes - Georg Baselitz
O Sonho de Darcy - Jum Nakao
Ituporanga - Caio Reisewitz
Fendas - José Bechara
Projetor - Tony Oursler
Performance Presente Futuro Vol. III
Revídeo - Lenora de Barros
Qualia - Simone Michelin
Hélio Oiticica, Museu É o Mundo
A soma dos dias - Carlito Carvalhosa
Coleção ARTE BRA
MENAS. o certo do errado. o errado do certo.
Cartazes Cubanos
Parece Verdade - Caio Reisewitz
Glaziou e os jardins sinuosos
A imagem do Brasil no tempo da Segunda Guerra
A dimensão Gráfica - Carlos Vergara
Iole de Freitas
Linha de Sombra
O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli
Entre-Temps
Performance Presente Futuro II
Vianninha - Uma vida em ação
Casa de Espelhos - Lucia Koch
Luiz Carlos Barreto - Quadro a Quadro
Invisíveis - João Modé
Doida Disciplina - Gabriela Machado
Barra - Pascal Mougin
Athos Bulcão - Compositor de Espaços
Vento Forte Oficina 50 anos
H2O
Container Art
Arquivo Geral 3ª edição
Paisagemnaturezamorta retrato
HÜZÜN
Performance Presente Futuro
Heteronímia Brasil
Pergunte ao
Projeto Respiração
ARCO'08
Chelpa Ferro
Totoro
A Autópsia da Cigarra Gigante
Acusma
Jungle Jam
Livro
Jardim Elétrico
Eu sentia e sabia que não poderia deixar de fazer alguma coisa sobre o Oficina nesse momento. Pensei numa exposição que registrasse o impacto da obra de José Celso que, durante esses 50 anos, vem criando e recriando a cultura brasileira.
Daí surge a primeira ansiedade: que exposição pode ser essa, para mim, tão importante quanto ameaçadora? Como falar de Zé Celso, do Oficina? Como representar, com um mínimo de eficácia, esses ventos fortes que sopram em moto continuo durante meio século?
Havia coisa demais a ser dita. Montagens que revolucionaram o universo cultural do país. Caminhos agitados que falam de grandes montagens, sucessos, polêmicas, invasões, incêndios, prisões, lutas violentas por território. O grupo Oficina que já foi Cia de Teatro Oficina, Oficina Samba, 5º Tempo, Teatro Oficina Uzyna-Uzona. Foram várias etapas, várias histórias. Nunca, passando em branco. Brigando sempre pela experimentação radical que desestrutura, transforma, que se mistura com a rua, com a multidão. Laboratório de mergulho nas origens, que impõe o desejo como instrumento de criação, o corpo e a dança como funcionalidades primeiras. Criticado pela esquerda, censurado pela direita, a verdade é que ninguém da minha geração escapou do efeito Oficina. Do talento espantoso do poeta Zé Celso.
Sou prudente. Chamei Camila Mota e Lucas Weglinski – que se constituiram como as vozes do Oficina - e Alberto Renault – escritor , artista, diretor de ópera e peça central desse projeto – e começamos a pensar juntos. O titulo da exposição veio nos primeiros 5 segundos de jogo. Foi fácil. O conteúdo veio da lembrança de Camila da imensa documentação áudio-visual, textual e iconográfica produzida desde o início do grupo por Zé e pelas equipes e elencos do Oficina e nunca tornada pública. Material inédito, bruto. Vídeos e filmes inteiros ainda desconhecidos. Cadernos de campo, belíssimos e densos, manifestos, documentos passeatas, anotações. Ou seja, o processo de criação e de luta do Oficina em cena aberta. Percebemos a urgência de mostrar esse material. Foi o que decidimos fazer. Alberto Renault optou por não teatralizar (ou competir com) o material e criou um ambiente limpo e techno no qual a dramaticidade revolucionária e interpelativa do Oficina surgisse em solo. Uma ambientação sotto voce como o brilho do trabalho do mestre exige.
Foi assim que nos sentimos comemorando os 50 anos do Oficina. É isto que estamos oferecendo para o público já iniciado e para o público que não teve ainda a oportunidade de experimentar o Vento Forte Zé Celso Martinez Correia.
Heloisa Buarque de Hollanda
Título do projeto
Vento Forte
Oficina 50 Anos
Local
Centro Cultural dos Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro - RJ
Visitação
4 dezembro a 25 de Janeiro 2009
terça a domingo
das 12h às 19h
Concepção
Heloisa Buarque de Holanda
Curadoria
Alberto Renault
Camila Mota
Lucas Weglinski
Direção de Arte Alberto Renault
Coordenação de Produção
Luiza Mello
Produção Executiva
Elisa Ventura
Assistente de Produção
Paloma Bosquê
Produção
Mariana Schincariol Mello
Arthur Moura
Marisa Mello
Edição de Imagens
Render Filmes
Design gráfico
Ana Laet COM
Arquitetura
Erika Duarte
Thiago Tavares
Equipamentos
BL Iluminação
Cenografia
Camuflagem
Assessoria de Imprensa
Diadorim Idéias e Comunicação
Ana Madureira de Pinho
Teresa Karabtchevsky
Revisão
Duda Costa
Agradecimentos
Eva Doris Rosenthal, Petrobras, Academia de Filmes, Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, Elaine Cesar, Jair Molina Jr., Gabriel Fernandes, Cassandra Mello, Renato Banti, Mariano Mattos Martins, Maurício Shirakawa, Cibele Forjaz, Sylvia Prado, Anna Guilhermina, Thaís Sandri, Valério Peguini, Beatriz Pimenta Corrêa, Bruno Castro, Lígia Roca, Maarcela Farrás e Vinicius Cardoso