Festival Performance Arte Brasil
Coleção ARTE BRA CRÍTICA
Pinturas Recentes - Georg Baselitz
O Sonho de Darcy - Jum Nakao
Ituporanga - Caio Reisewitz
Fendas - José Bechara
Projetor - Tony Oursler
Performance Presente Futuro Vol. III
Revídeo - Lenora de Barros
Qualia - Simone Michelin
Hélio Oiticica, Museu É o Mundo
A soma dos dias - Carlito Carvalhosa
Coleção ARTE BRA
MENAS. o certo do errado. o errado do certo.
Cartazes Cubanos
Parece Verdade - Caio Reisewitz
Glaziou e os jardins sinuosos
A imagem do Brasil no tempo da Segunda Guerra
A dimensão Gráfica - Carlos Vergara
Iole de Freitas
Linha de Sombra
O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli
Entre-Temps
Performance Presente Futuro II
Vianninha - Uma vida em ação
Casa de Espelhos - Lucia Koch
Luiz Carlos Barreto - Quadro a Quadro
Invisíveis - João Modé
Doida Disciplina - Gabriela Machado
Barra - Pascal Mougin
Athos Bulcão - Compositor de Espaços
Vento Forte Oficina 50 anos
H2O
Container Art
Arquivo Geral 3ª edição
Paisagemnaturezamorta retrato
HÜZÜN
Performance Presente Futuro
Heteronímia Brasil
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Chelpa Ferro
Totoro
A Autópsia da Cigarra Gigante
Acusma
Jungle Jam
Livro
Jardim Elétrico
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a Vale apresentam a exposição “Carlos Vergara: A dimensão gráfica – uma outra energia silenciosa”, um conjunto de mais de 200 trabalhos realizados pelo artista dos anos 1960 até hoje, onde a linguagem gráfica é o fio condutor. A exposição tem curadoria do colecionador George Kornis, que por mais de um ano pesquisou os arquivos do ateliê do artista, com intuito de reunir os trabalhos produzidos por Carlos Vergara que tornasse visível ao público a linguagem gráfica que perpassa sua produção, há quase 50 anos.
George Kornis destaca que a produção de Vergara se expressa por diversas linguagens, e esta exposição no MAM pretende dar visibilidade à linguagem gráfica, presente em toda a sua trajetória, de diversas maneiras: monotipias, gravuras, desenhos, 3D, fotografias, filmes. “Vergara não é somente um pintor, como ele costuma ser apresentado”, comenta Kornis. “Sempre me incomodou que na boa e vasta bibliografia sobre ele há uma fixação em torno de sua obra pictórica”, diz. Ele observa ainda que é comum, na trajetória de Vergara, que um trabalho migre para vários outros suportes: “uma fotografia pode se desenvolver em uma serigrafia, que por sua vez poderá mais tarde se tornar pintura”. “Esta é uma grande alquimia dele”, afirma.
ESCALA
Para contornar a disparidade de escala entre pequenos desenhos dos anos 1960, “como era comum naquela época”, até as obras monumentais dos anos 1980 até agora, o curador reuniu em “vitrines verticais” os trabalhos menores, para “criar um campo visual” e permitir que os trabalhos de pequeno formato possam enfrentar os de grandes dimensões. “É preciso que o público se detenha diante das pequenas obras, que dê um pouco de tempo a elas”, afirma Kornis.
A exposição não terá um critério cronológico, mas para organizar o espaço a curadoria optou por delinear quatro grandes temas, presentes na produção de Vergara: indivíduo e coletividade; espaço e tempo; cor e forma; e os diversos materiais e suportes utilizados pelo artista.
Entretanto, George Kornis avisa que esse critério não será explícito por módulos ou outras marcações. “Foi uma forma de organizar o pensamento”.
INDIVÍDUO E COLETIVIDADE
Dentro deste tema, estão as séries dedicadas ao carnaval, “um tema caro ao Vergara”. Para Kornis, tão importante quanto desenhos e gravuras já consagrados são as camisetas desenhadas pelo artista para os blocos de carnaval Cacique de Ramos e Simpatia é Quase Amor. O grande painel de desenhos para a Bienal de Veneza está dentro dessa ideia.
ESPAÇO E TEMPO
Dentre essas obras estarão desenhos como o ensaio, nunca mostrado, de auto-retratos do artista. “Desenho é muito simples: você experimenta muito. A ideia de croquis, sua leveza, permanece no trabalho até o final, ainda que você mude de suporte. Guarda o frescor da anotação”, diz Carlos Vergara.
CATÁLOGO
A exposição será acompanhada de uma bem-cuidada edição de um catálogo, com textos de George Kornis e da professora e crítica de arte Glória Ferreira. A publicação, com imagens do trabalho do artista nas quais a dimensão gráfica é claramente visível, será lançada ao longo da exposição, a fim de que as instalações a serem montadas possam ser fotografadas. A publicação terá capa dura, 180 páginas, com formato 27cm x 27 cm, e tiragem de três mil exemplares.
O catálogo, além de representar um registro importante da mostra, busca ainda fomentar a pesquisa, a reflexão e o debate acerca da obra de Carlos Vergara. O compromisso com a produção e a difusão do conhecimento sobre a obra do artista conduzirá também à realização de projeções, conferências e debates durante os meses de exibição da mostra no MAM do Rio de Janeiro.
Título do projeto
A dimensão gráfica
Artista
Carlos Vergara
Visitação
12/11/09 a 14/03/10
Local
MAM RJ
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo
Concepção
George Kornis e Carlos Vergara
Curadoria
George Kornis
Ensaio crítico
Gloria Ferreira
Produção
Automatica
Coordenação de produção
Luiza Mello
Produção
Mariana Schincariol de Mello
Pesquisa documental
Monica Kornis
Pesquisa de imagem
George Kornis
Maria Paula Cruvinel
Coordenação da pesquisa museológica
Maria Paula Cruvinel
Pesquisa museológica
Ludmila Costa
Camila Cardoso
Cintia Figueiredo
Fabiana Motta
Glauce Ferreira
Mariana Estelita
Kalindi Devi
Design gráfico
Irene Peixoto e Gabriela Horta | Nucleo I
Registro fotográfico e tratamento de imagem
Eduardo Masini
Iluminação
Tomas Ribas
Gestão
Marisa S. Mello
Assessoria de imprensa
CW&A Comunicação
Assessoria jurídica
Álvaro Piquet Pessoa
Montagem
Marcelo Camargo
Ana Macedo
Thomaz Velho
Valter Lano
Montagem de iluminação
PC
Sandro Lima
Carlos Firmino
Revisão
Duda Costa
Versão para o inglês
Renato Rezende
Logística
AL Consultancy
Ateliê Carlos Vergara
Coordenação
João Vergara
Assistente de produção
Maria Paula Cruvinel
Assistente do artista
Ana Macedo
Estagiária de museologia
Ludmila Costa
Auxiliar de serviços gerais
Alexandra Souza
Agradecimentos
Álvaro Piquet
Ana Luiza Varella
Carlos Pini
Evangelina Seiler
Gilberto Chateaubriand
Marcos Flaksman
Dedicada a Roger e Lucila Wright e Reynaldo Roels Jr.