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Os projetos estão apresentados em ordem cronológica de forma sucinta.

2010

Festival Performance Arte Brasil
Coleção ARTE BRA CRÍTICA
Pinturas Recentes - Georg Baselitz
O Sonho de Darcy - Jum Nakao
Ituporanga - Caio Reisewitz
Fendas - José Bechara
Projetor - Tony Oursler
Performance Presente Futuro Vol. III
Revídeo - Lenora de Barros
Qualia - Simone Michelin
Hélio Oiticica, Museu É o Mundo
A soma dos dias - Carlito Carvalhosa
Coleção ARTE BRA
MENAS. o certo do errado. o errado do certo.
Cartazes Cubanos
Parece Verdade - Caio Reisewitz

2009

Glaziou e os jardins sinuosos
A imagem do Brasil no tempo da Segunda Guerra
A dimensão Gráfica - Carlos Vergara
Iole de Freitas
Linha de Sombra
O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli
Entre-Temps
Performance Presente Futuro II
Vianninha - Uma vida em ação
Casa de Espelhos - Lucia Koch
Luiz Carlos Barreto - Quadro a Quadro
Invisíveis - João Modé
Doida Disciplina - Gabriela Machado
Barra - Pascal Mougin
Athos Bulcão - Compositor de Espaços

2008

Vento Forte Oficina 50 anos
H2O
Container Art
Arquivo Geral 3ª edição
Paisagemnaturezamorta retrato
HÜZÜN
Performance Presente Futuro
Heteronímia Brasil
Pergunte ao
  Projeto Respiração

ARCO'08
Chelpa Ferro
  Totoro
  A Autópsia da Cigarra Gigante
  Acusma
  Jungle Jam
  Livro
  Jardim Elétrico

2007
Rossellini: TV Utopia
Blooks · Letras na Rede
Regina Silveira - Ficções
Cinema Panamericano
Atlas Americas
Coleção ARTE BRA
2006
Contemporâneo
Arquivo Geral 2ª edição
Sonia Lins
Nise da Silveira
Paulo Vivacqua
  Projeto Respiração

Chelpa Ferro
  Jungle Jam - Liverpool

2005
Espaço Urbano X Natureza Intrínseca
Chelpa Ferro
  15º Videobrasil

Chelpa Ferro
  Projeto Respiração
2004
Ernesto Neto
  Projeto Respiração

José Damasceno
  Projeto Respiração








O trabalho está dividido em dois espaços. No primeiro, uma estrutura de acrílico transparente abriga, em cima de uma esteira rolante feita em látex (borracha natural), três canhões de laser. A máquina funciona acionada por parâmetros que regulam a incidência do laser que vai imprimindo marcas diferenciadas na superfície da esteira, que se movimenta. Os parâmetros escolhidos pela artista estão divididos em três categorias de estatísticas. A primeira dá conta do número de homicídios e autos de resistência (quando a polícia é obrigada a atirar mediante a reação do suspeito) na cidade do Rio de Janeiro nos últimos sete anos; a segunda, da quantidade de entorpecentes que circula na fronteira Brasil-Bolíva, bem como na cidade do Rio de Janeiro; e a terceira, da lavagem de dinheiro que dá suporte a atividades clandestinas ao mesmo tempo em que participa do movimento do sistema financeiro. Os dados foram obtidos por Simone Michelin em pesquisas publicadas pelo CNPq, Unesco, e disponíveis na Internet.



Três mostradores digitais, colocados na parede próxima à máquina, conterão os microprocessadores que acionarão os canhões de laser e indicarão para o público quais dos três parâmetros estão sendo gravados na esteira, naquele momento. A esteira rodará lentamente, e, ao receber a luz do laser, ficará marcada, como uma pele. “A história deixa um registro, uma marca, uma memória. A marca gravada no látex é como uma violência”, observa a artista.

Na sala ao lado está uma videoinstalação utilizando a tecnologia 3D (vídeo estereoscópico). Em um ambiente escuro, propício à imersão, serão projetados dois vídeos, em paredes opostas, com imagens de moléculas de substâncias entorpecentes, como o THC (encontrada na maconha), cocaína e ecstasy. As paredes laterais serão espelhadas, multiplicando as imagens projetadas, e causando um efeito hipnótico. O público receberá, à entrada, óculos especiais para a visão em 3D, devidamente higienizados, e poderá se sentar em bolas de borracha, como as usadas em salas de Pilates, e que se assemelham às partes das moléculas exibidas nas paredes. As imagens das moléculas são geométricas e abstratas, provocando uma reflexão sobre sua beleza e o universo que envolve as drogas.



“Nesse trabalho o risco está muito presente. Primeiro por conta do tipo de informação com a qual estou lidando. Não quero fazer juízo de valor e nem ser moralista. Depois, na busca de entender essa tecnologia que estou usando, e conseguir com ela produzir uma experiência intensa”, explica Simone Michelin.

Os dois ambientes terão trilha sonora assinada pelo premiado músico Aquiles Pantaleão, radicado em Londres, que em 1990 trabalhou com Simone Michelin.

O título Qualia, do universo da Filosofia, se refere a uma categoria de problemas para os quais ainda não se tem solução ou que não se tem como comprovar que existem de fato ou não. É usado pela artista como uma metáfora potente que aponta para “grandes problemas” de duas ordens: uma interior, subjetiva, da ordem da experiência pessoal; outra exterior, concreta, da ordem da experiência coletiva, do comportamento social.


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Título do projeto
Qualia

Artista
Simone Michelin
Local
Oi Futuro
Endereço
Dois de dezembro, 63

Flamengo - RJ
Visitação
14/09/2010 a

17/10/2010

Curadoria, ensaio e coordenação editorial
Paulo Herkenhoff
Textos críticos
Arlindo Ribeiro Machado Neto e Glória Ferreira
Produção
Automatica
Coordenação Geral
Simone Michelin
Coordenação de produção
Luiza Mello
Produção
Mariana Schincariol de Mello
Design gráfico
48 Creative : Coral Michelin
Arquitetura
Bernard Heimburger
Música
Aquiles Pantaleão
Modelagem 3D
Jean-Marc Billard
Estrutura cinética
PRV Tech
Assessoria de imprensa
CW&A
Revisão
Maria Helena Torres
Tradução
Renato Rezende
Gestão do Projeto
Marisa S. Mello

Assistente da artista

Camilla Dias

Multimídia

Belight

Cenotécnica

Camuflagem

Agradecimentos

Aquiles Pantaleão

Atelier na Gloria



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